29. Áustria Altamente

Depois da rotina habitual da manhã lá estávamos nós na sala de refeições do hotel para tomar o pequeno-almoço. A sala estava à pinha de chineses e quase que não arranjávamos lugar para nos sentar. Espreitando lá para fora via-se um bonito dia. Despachámos o pequeno-almoço e carregámos tudo em cima das motas prontos para seguir caminho.

Prontos para seguir - Obertraun, Áustria

Ainda antes de partir para a estrada fomos tirar mais umas fotos bem catitas à beira do lago… Uma delas na pose de aves raras que já estávamos a assumir como imagem de marca.

3 tigres e 3 passarões (Rui, Miguel e Daniel) - Obertraun, Áustria

Próxima paragem Hallstatt, logo ali a 2 quilómetros. Uma visita de médico só para bater umas chapas, ainda temos de dar a volta ao lago de Zell Am See antes de atacar a alta montanha.

Estacionadas - Hallstatt, Áustria

Este bocadinho de postal à borda de água é fabuloso. Deve ser um mimo viver por aqui alguns meses, enfiado na montanha junto a este espelho de água espetacular!


A encantador vila - Hallstat, Áustria

Muito turista a circular por aqui e um tempo fantástico, fresco mas com um Sol esplendoroso. Ainda antes de arrancar fui comprar uns ímanes (caríssimos por sinal) a uma barraquinha que ali estava.

Obertraun lá ao fundo - Hallstatt, Áustria

Estava um sacana de um dia bom para rolar de fuças ao vento… Fomos seguindo para Zell Am See passando por um cenário com vastas extensões de campos verdes com montanhas altas de fundo… E de facto se há uma cor que caracteriza bem a Áustria é o verde. Muito verde tem esta terra… Algo que se nota muito é o cheiro a erva cortada, pudera há aqui tanta!

O Barradas queria mandar um postal para casa. Na primeira estação de correios que apareceu parámos. O Miguel aproveitou também para transferir parte dos cartões da câmara para o PC.

Depois começámos a subir pela margem Este do lago sem efectivamente o conseguir avistar. Embora se vá próximo, há demasiadas árvores e habitações para se vislumbrar alguma coisa. Só já na ponta Norte e ao nível da água é que pudemos ver o lago. Eram horas de almoço e aproveitámos logo para parar no primeiro tasco que nos apareceu… Óh surpresa… uma pizzaria!... Tão fartinhos que estávamos destas coisas… Mas a fome é maior, e ficamos melhor se as comermos. Era um pequeno snack-bar com esplanada mesmo à beira da água. Creio que havia ali um parque de campismo e deveria servir de apoio a este. Um casal de velhotes tomava conta da chafarica e um fulano mais novo fazia o serviço de mesa. Este último era uma simpatia e desenrascava-se melhor que nós em inglês. Era um tipo viajado e disse-nos que conhecia Portugal... Perguntou-nos se estávamos a gostar disto – obviamente que sim camarada, vistas tão verdes assim não há em todo lado! Explicou-nos que aqui chovia a cada dois dias, daí a verdura. Olha, mais um caso que contraria a tese dos trombudos austríacos!

Almoçámos na esplanada debaixo de um guarda-sol, mas logo ali ao lado estava uma barulheira tremenda com maquinaria pesada a arranjar o pavimento. A propósito, coisa curiosa de ver por aqui: pessoal das obras é branquinho e lourinho, não me parecendo que fossem originários dos países de Leste. O que me leva a pensar que serão austríacos e que devem receber um salário digno e justo ao contrário, por exemplo, de Portugal onde se explora indecentemente este mercado de trabalho…

Outro vilarejo à beira lago - Zell Am See, Áustria

Comemos as nossas pizzas, pagámos e agradecemos a simpatia do rapaz. Ainda antes de regressar à estrada fomos à beira da água tirar umas fotos.



E estávamos prontos para o momento alto do dia, a mítica estrada alpina do Grossglockner!

Não há mototurista que se preze que não tenha ouvido falar dela: são 40 quilómetros de estrada sinuosa em alta montanha à altitude máxima de 2400 metros. O acesso é pago, bem pago por sinal, mas vale cada cêntimo! Chegámos à portagem do lado Norte e fizemos o pagamento. Os 30 euros que se pagam dão direito a um bilhete, um panfleto e um autocolante. O acesso é válido durante todo o dia. Dado que iríamos pernoitar a Norte do Grossglockner no final poderíamos optar por fazer o regresso pela mesma estrada ou ladear a montanha mais a Oeste pela estrada do Felbertauern. Esta última ainda que não tão popular e menos torcida também tem fama de ser bem bonita e sempre nos permitia ver mais qualquer coisa. Bem, mas voltando ao Grossó-coiso… Parámos logo a seguir à portagem para guardar os papéis e aí o Rui apercebeu-se que não lhe tinham dado o autocolante da ordem: o homem ficou em pânico e foi a correr até à cabine!… O austríaco para emendar o erro deu-lhe uma mão-cheia deles!

O sticker já no lugar - Grossglockner, Áustria

Posto isto, vamos lá então ver essa estrada… Com as expectativas em alta iniciámos a subida que começa aos esses em curvas bem redondas. Muita neve pelo cenário, especialmente estando a 2000 metros de altitude onde com o frio a neve permanece quase todo o ano. Estrada muito divertida e paisagem do cacete! Fomos em ritmo tranquilo, sem excessos, o suficiente para apreciar a condução e o cenário. Mais adiante o traçado vai alternando entre algumas rectas e curvas. Fizemos uma paragem num dos vários parques de estacionamento que se vai apanhando no caminho. A esta altitude andávamos mais próximos das nuvens e parecia que o tempo estava um pouco fechado, felizmente até ver sem chuva.



Que estrada - Grossglockner, Áustria

Uma das coisas que se lê por aí é que o alcatrão aqui é especial de corrida para criar mais atrito para as rodas dos motociclistas... Pois eu não achei nada disso. Não me pareceu que fosse diferente do que está no Cabo da Roca ou noutro sítio qualquer e nalguns troços até está bem pior, com vários remendos, deformações e buracos. Aliás a ideia que aqui as estradas são melhores que no resto do mundo é um mito: são tão más ou piores que no resto do planeta, pois os Invernos rigorosos que há por aqui fazem estragos.

Montanhas austríacas - Grossglockner, Áustria

Parámos de novo mais adiante, no meio da neve e aproveitou-se para tirar mais umas fotos memoráveis!

Em total equilíbrio (Rui, Miguel e Daniel) - Grossglockner, Áustria

De um lado ao outro - Grossglockner, Áustria

As Tigras nos Alpes - Grossglockner, Áustria

Mais um bocado de estrada pelo topo da montanha e outra paragem junto a uma cascata… Caneco, que isto é mesmo giro! Aqui encontrámos um casal australiano de Tiger Explorer (a irmã maior das nossas). O tipo tinha trazido as malas de casa e alugado a mota na Europa... E olha, mais um sítio giro para uma foto.

Mais um número de equilibrismo (Rui, Daniel e Miguel) - Grossglockner, Áustria


0 comentários:

Enviar um comentário